segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Equipa B

Tenho seguido os jogos da equipa B na 2ª Liga - praticamente todos - com muito gosto, muito entusiasmo e nenhum nervosismo.

Esta idéia das equipas B jogarem no 2º campeonato mais importante do país agrada-me sobremaneira, pois os mais talentosos dos jogadores que são formados nas camadas jovens do Benfica têm assim uma excelente oportunidade de fazer uma transição relativamente suave para as competições profissionais.

Por isso, confesso que os resultados destes jogos não me interessam por aí além - se bem que é sempre positivo manter o hábito de vitória, afinal de contas é o ADN do Benfica! - mas apesar disso, a equipa B tem-se portado bastante bem nestes primeiros meses de 'vida'. Porque têm conseguido fazer frente a equipas mais experimentadas, mais calejadas, e que por isso estão muito ambientadas a este competitivo campeonato.
Outro dos aspectos que me tem deixado satisfeito, e também surpreendido, é a boa qualidade exibicional que os pupilos de Norton de Matos têm apresentado, demonstrando desde cedo que esta equipa possui atributos técnicos superiores, parece-me claro, que embora pequemos por ingenuidade, temos mais qualidade que a esmagadora maioria das equipas do 2º escalão.

Têm sido revelados alguns bons jogadores, que em tempo apropriado, e devidamente trabalhados, poderão ser muito úteis à equipa principal, e assim se cumprindo o objectivo destas equipas B. De entre os vários jogadores destaco:

- Miguel Rosa - tem sido claramente o melhor jogador da equipa, situação que não é alheia ao facto de já ter 4 temporadas na 2ª liga. Gere bem os tempos de jogo, ainda que apresente alguma sofreguidão, talvez por causa da sua enorme vontade de mostrar trabalho a um certo treinador que teima em o ignorar (penso que tem claramente qualidade para estar JÁ, nos A), e tem mostrado diversos apontamentos de classe;

- João Cancelo - tá tão 'verde' mas tem tanto futebol naquele corpo ainda franzino. Capacidade atacante fabulosa, atributos técnicos incríveis para um defesa - não há muitos extremos que consigam fazer o que ele faz - mas demonstra ainda muitos erros de posicionamento defensivo. Ainda muito impulsivo, insiste muito no 1 para 1. Ponto positivo, tem confiança de sobra. Ainda não é jogador para os A, mas chega lá, não lhe cortem as pernas...

- Ivan Cavaleiro - Agora que esteve ausente nos dois últimos jogos, por lesão, deu para perceber a sua influência na equipa. Extremo de grande rapidez, e capacidade 'inventiva'. Junta-se-lhe a isso, uma apreciável capacidade concretizadora. Ainda não está devidamente maduro, mas tem futuro nos A - se comprarem mais algum extremo.... demitam-se..

- Leandro Pimenta - tem-se exibido muito bem também, e tal como M.Rosa usufrui da vantagem de já conhecer bem o futebol profissional da 2ª liga. Tem um 'cabedal' impressionante, e um belo pé esquerdo. Ainda assim, penso - espero enganar-me - que não chegar para os A'.

Carole - não deslumbra, mas não compromete, e tendo em conta o folhetim Defesa Esquerdo na equipa principal, não percebo o porquê de ter sido ostracizado.

Nesta questão da equipa B, saúdo o modo como as coisas têm decorrido. Apenas penso que deveria ser dada alguma atenção a um aspecto: os resultados fora de casa são muito melhores que no nosso estádio.
Com anteriormente já tinha referido, os resultados não são o mais importante, mas o facto de a nossa equipa 'falhar' quando joga como anfitrião pode indicar que os jogadores sentem demasiado a responsabilidade, o que é normal nesta fase da carreira dos seus elemento. Um excesso de nervosismo e de ansiedade pode estar na base dos resultados menos conseguidos no estádio da Luz.
Como o Benfica - os A - é uma equipa que em casa tem de ser 'imbatível', penso que seria positivo se conseguíssemos estabilizar emocionalmente estes miúdos quando jogam na Luz, afinal de contas, 'é de pequenino que se torçe o pepino'.

Sem comentários: