segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A curva de Laffer

Hoje em dia, em cada um de nós existe um economista..
Em economia existe uma 'lei' que diz que quando se aumentam os impostos, a receita obtida pelo estado também aumenta. Aumentam-se os impostos, sobe a receita. Aumentam os impostos, sobe a receita. Mas isto não ocorre infinitamente!

Imaginemos uma curva ascensional, a determinada altura essa curva atinge um pico máximo de receita obtida. A partir desse ponto, por cada aumento de impostos corresponde uma descida na receita obtida pela entidade que impôs o aumento da carga fiscal. Infelizmente, hoje em dia somos 'bombardeados' com notícias desagradáveis do ponto de vista social por causa desta sanha fiscal de que os portugueses têm sido violentamente alvo.

E porque é que eu me estou a referir a este assunto? Que raio, já não basta de tristezas? Nos telejornais, na imprensa escrita, nas conversas de café, na nossa vida quotidiana?! Sim, realmente basta..

Mas eu estou a usar a curva de Laffer como uma metáfora para a situação em que o CEPOrting se encontra nesta altura.
Não vou ser hipócrita! As derrotas do CEPOrting dão-me gozo, divertem-me. É sempre agradável ver um lagarto todo f*****.. Mas confesso que a piada de os ver perder está a diminuir. A cada jogo que passa, as suas derrotas, os seus desaires dão-me um gozo menor. A graça está a esvair-se lentamente e a pena a aumentar. É que são muito fraquinhos..

A rivalidade tem piada quando os clubes são minimamente concorrentes, quando são minimamente comparáveis.
Dá gozo enviar uns sms, uns mails, uns comentários no face, e obter resposta - nem que seja uma provocação, uma boca quase insultuosa - basicamente ver que há 'sangue na guelra' do outro lado. A competição alimenta-se destas pequenas  (grandes) coisas.

Mas quando se desce tão baixo, quando se entra num estado tão avançado de decomposição como aquele que vai vivendo o clube dos 'betos', até a nossa motivação, o nosso divertimento, vai sucumbindo aos poucos..

Neste momento a minha relação com o CEPOrting é parecida com o que acontece na curva de Laffer. A piada está quase a atingir o pico máximo.

A única coisa que vai aumentado é a pena..

PS1: obviamente que não quero que a lagartagem ganhe, tal desejo nunca me passará pelo espirito, mas bem que podiam dar alguma luta..

PS2: Por favor, não desapareçam!! Não acabem!! Se não forem vocês, vamos gozar com quem?

Sem comentários: