quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Emigrar.. E o Benfica?

Pois é!

Quando menos esperava, uma notícia importantíssima surgiu na minha caixa de e-mail. Fui aceite, vou emigrar!

As condições económicas deste país (ou a falta delas) inviabiliza por completo a minha entrada no mercado de trabalho, é que isto de ter estudos de nível superior, hoje em dia, é um empecilho gigante. Por causa disso, concorri a um conhecido programas de estágios no estrangeiro, INOV Contacto, e fui seleccionado para integrar a edição de 2013.

A minha primeira reacção foi de total surpresa, pode dizer-se que foi de completa estupefacção, sinceramente nunca me tinha ocorrido que tal possibilidade viesse a concretizar-se. Após esse choque inicial, vários sentimentos, dúvidas, certezas, tristezas, alegrias invadiram-me o espirito. O que é certo é que após uma semana, ainda não tenho a clareza de pensamento necessária para lidar com toda esta situação.

Mas de tantas coisas que me assaltaram a cabeça e o espirito nestes últimos dias, uma delas, foi quase imediata: como vou ver o Benfica? Como vou 'viver' o meu Benfica?
Com tantas coisas que podiam fazer-me sofrer, com tantas dúvidas que me preenchem, o Benfica foi uma das poucas certezas que tive: independentemente do sítio para onde for, a minha vivência de Benfica será sempre afectada! 

Poderá sempre alguém dizer "mas tens streams, pá!". É verdade que sim, mas não é a mesma coisa. Ver um jogo do Benfica através de um computador, com má imagem, do outro lado do mundo (ainda não se sabe para onde serei destacado) não é igual a estar em casa, no sofá (no estádio é raro, vivo longe da catedral) a sofrer pelo Glorioso.

Além disso, apesar da proximidade que a internet nos dá, estar fora de Portugal causará sempre uma perca de capacidade de acompanhar o Benfica, a elevada distância física de certa forma prejudicará a vivência que terei desta minha paixão. Deixarão de existir aquelas habituais 'conversas de café', as normais provocações aos lagartos e aos corruptos (se bem que esses não se incomodam com os habituais roubos), as discussões acaloradas acerca dos 'acarditanços' e das 'certezas absolutas' do JJ, etc etc..

A minha vida irá naturalmente mudar, mas a importância do Benfica, essa, nunca sofrerá qualquer mudanças, é um valor imutável, absoluto e soberano.

É por isso que não me importarei de sofrer um pouco em Maio, de ficar despeitado, roídinho de inveja, com uma leve tristeza, porque, os meus amigos, os meus consócios, os meus parceiros de Benfiquismo, esta gigante família Benfiquista andar por este país afora a festejar o 33º título, enchendo as aldeias, as vilas, as cidades.. e eu, sozinho, do outro lado do Mundo apenas com um copo na mão e o cachecol na outra.

Que venha de lá essa suave melancolia, aceito-a de bom grado :)

Sem comentários: