quinta-feira, 22 de novembro de 2012

TV(merda)I

Como é que é possível que uma oraganização milionária como a UEFA, que muitas vezes faz exigências aos clubes que os coloca em sérias dificuldades, e que se orgulha de ser uma entidade poderosa, moderna (?!) e avançada, não tem um caderno de encargos apertado e exigente, no que concerne ao aspecto mais importante - infelizmente - do futebol de hoje, as transmissões televisivas!

O minímo que a UEFA deveria exigir às televisões que se candidatassem à transmissão dos jogos das competições europeias (e também do Euro) seria que as emissões tivessem, SEMPRE, o tamanho 16:9 e um canal de HD, ou pelo menos, que a emissão em SD não fosse uma merda completa.

A transmissão televisiva proporcionada pela TVI, na 3ªfeira, do jogo Benfica-Celtic a contar para a Champions foi uma vergonha completa. Péssima imagem, 4:3, com uma definição absolutamente patética, os postes das balizas pareciam que sofriam de Parkinson, e as camisolas dos jogadores pareciam que tinham LEDs incorporadas.

E já nem falo da qualidade dos comentadores. A RTP podia ser bastante 'andrade' mas, ainda assim, a transmissão é feita em 16:9 e existe a possibilidade de, pelo menos no MEO (a ZON não sei), vermos o jogo na RTP HD.

A esta tristeza toda, há ainda que somar o facto de os portugueses terem gasto milhões para alterar as emissões da tv gratuita, de analógica para digital (TDT), e mesmo assim sermos brindados com 'espectáculos desta qualidade'

Uma tristeza!!

PS: não quero ser mauzinho mas se o Benfica tiver os seus jogos na Benfica TV (espero bem que sim), há que fazer algo em relação à qualidade da imagem, é que até A BOLATV tem muiiiito melhor definição.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esse é um problema antigo.
Eu ja reclamei com a SIC por causa da mesma coisa e a resposta que obtive foi nenhuma.
Penso que o problema nao seja da TVI em si mas sim dos vendedores de pacotes, tvcabo, meo, etc. Que, para pouparem banda diminuem a resolucao e depois a aumentam. No meio disto perdem as formatacoes do ecra: 16:9, 4:3...
Sao vários os canais que apresentam o mesmo problema, com imagens cortadas e completamente deformadas e desproporcionadas.
So tens uma solucao para isso:
Deixar de pagar por um servico de tv abaixo de cao e ver os jogos pela net.

.D10S disse...

Não, o problema não está aí.

O jogo estava com uma imagem de merda, quer na TDT quer na MEO, o problema é mesmo do canal. SIC e TVI transmitem em 4:3, o sinal deles é este, porque não querem gastar dinheiro a modernizar o material. Por exemplo na RTP a emissão já é 16:9. Hás-de reparar que um jogo da Champions ou LE em que as equipas portuguesas vão jogar fora e que dão na SIC e TVI tÊm imagem cortada. E porquÊ? Porque são gravados em 16:9 pela emissora de lá e aqui o sinal só dá 4:3, por isso muitas vezes não se vêm os GR chutarem a bola. É uma vergonha.
Além disso, a definição é muito má, mas na 3ªfeira abusaram, foi mau demais, foi inacreditável. Não sei como a UEFA admite merdas destas...

A sport tv (não a HD, que tem imagem brutal) transmite em 16:9 mas a definição é nojenta. Especialmente para quem paga 25 eur/mês, é indecente.