quinta-feira, 1 de novembro de 2012

É preciso cuidado

Apesar de vários relatos indicarem que André Gomes se trata de um míúdo com 'cabeça' e que tem os pés bem assentes no chão, é imperioso ter muito cuidado com o modo como se faz a gestão da sua carreira.
Um possível 'endeusamento' poderá acarretar graves problemas no seu desenvolvimento como pessoa e, principalmente, como jogador profissional de futebol.

Por mais maduro que uma pessoa seja, por mais realista que sejamos, temos de ter a noção de que toda a experiência de se tornar profissional de futebol como jogador do Benfica é um facto 'larger than life'. Ponhamo-nos no seu lugar. Quantos de nós já não nos imaginámos como jogador do Benfica? Como um ídolo de toda a massa adepta Benfiquista? Só de pensar nos provoca arrepios de felicidade, de emoção! Agora imaginem isso na realidade. Já viram a sensação de adrenalina, de 'poder' que nos daria.. deve ser absolutamente fabuloso, algo surreal.

Por isso é muito importante não elevarmos o jogador (e outro qualquer na sua situação) aos píncaros. E é importante isso começar desde logo no interior do Benfica. Hoje vi uma entrevista com Armando Jorge Carneiro (director dos escalões de formação no centro de estágio do Benfica), na sporcostv (?!?! wtf?!), em que fala da formação do Benfica mas principalmente fala sobre André Gomes. Além disso, na imprensa há já um foco substancial sobre o miúdo, com variadíssimas notícias, entre as quais se destaca a questão da sua renovação do contrato, com um forte aumento do seu salário. Apesar de ter a noção que as questões monetárias são muito importantes, não me parece que, nesta altura, o dinheiro seja algo que deva concentrar atenções do jogador. Agora tem é de se focar no seu crescimento futebolístico para depois, sim, ver a sua conta bancária aumentar.

Atenção Benfica, é preciso gerir com cuidado casos como estes, senão corremos sérios riscos de desperdiçar jogadores com um futuro muito promissor.

Sem comentários: