terça-feira, 27 de novembro de 2012

10ª jornada

- Uma vitória natural e merecida contra uma equipa que nunca mostrou ter atributos para contrariar o Benfica;

- Uma exibição agradável durante 20/25 minutos, com boas jogadas colectivas, velocidade, garra e qualidade. A partir daí, o jogo arrastou-se e foi caminhando (lentamente) para o final. Garay é um jogadorzaço e Ola John tem tudo para ficar por cá pouco tempo..;

- Um domingo 'normal', com um resultado 'normal', uma exibição 'normal' e um trabalho 'normal'. The system is dead, long live the system;

- Uma segunda-feira anormal, com um resultado anormal, uma exibição anormal e um desfecho anormal.. Se fosse Casquilha, apresentaria, de imediato, a minha demissão!

Sou um acérrimo crítico de JJ mas há alturas em que entendo ser justo dar-lhe os parabéns e reconhecer o bom trabalho que por ele tem sido feito.
Este Benfica, sendo uma equipa com um plantel muito desiquílibrado (também com culpas do treinador!) é o melhor Benfica de JJ. Claro está, tirando da equação o do 1º ano!!
Sejamos sinceros, nesse ano tínhamos quatro fabulosos jogadores (3 já 'desaparecidos') no topo da forma, Saviola, Aimar, Di Maria e Ramires. O 1º ano só perde para o de agora no GR, e quiça, acredito que num futuro não muito distante, também perca no médio defensivo. Matic está muito bem e a evoluir rapidamente.

Quanto ao Benfica de agora, devemos ter em atenção o esforço (finalmente!!!) que o treinador tem feito para adequar (mudando) o tipo de jogo da equipa aos elementos de que dispõe e, principalmente, devido ao facto de todas as equipas do campeonato português já saberem de 'gingeira' o modo como atacávamos.
Parece que este ano acabou a 'sofreguidão', o ataque 'suicída' da equipa. Há mais equilíbrio táctico (ainda assim há muito que pode ser melhorado!) e a equipa está mais estável a defender.
Outra das coisas em que o Benfica está este ano melhor, é na rotação da equipa, já que mais jogadores jogam, existem um maior número de jogadores que se sentem importantes no plantel, o que sendo bom para a motivação do grupo é óptimo para a condição fisíca da equipa.

Penso que JJ tem sido mais responsável e menos dado às suas loucuras, o que é manifestamente bom. Competência eu sempre lha reconheci, mas todos sabemos que não basta ser competente, é preciso ser realista, e nisso JJ sempre 'pecou' por defeito. Agora só lhe falta perder - não direi toda, mas alguma - a sua incrível teimosia. Todos beneficíariamos com isso, principalmente ele..

Sem comentários: