quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Preocupado..

Preocupado, muito preocupado!
É assim que se pode definir o estado em que fiquei ao ver o jogo do Benfica contra o Bétis de Sevilha.
A questão do resultado final é para mim perfeitamente irrelevante. Esse aspecto era de longe o menos importante de todos relativamente ao ensaio que a nossa equipa teve ontem no Algarve.

O jogo de ontem permite-nos - pelo menos a mim - retirar algumas conclusões para o futuro, nomeadamente para aquele que se aproxima rapidamente:

- A questão relativamente ao meio-campo é absolutamente indisfarçável - temos um problema enorme para resolver. Em jogos teoricamente mais acessíveis ainda dá para disfarçar, mas contra equipas médias/grandes, tacticamente maduras, e com bons interpretes, o caso já pia mais fininho.
Não temos jogadores que nos permitam compensar, minimamente, toda a vertigem ofensiva da equipa. Apenas Matic defende, e mesmo ele, não é um elemento que prime pela agressividade - e não me refiro a "porrada".

- Não consigo entender como é que se vem afirmando, principalmente na imprensa, que o Benfica deve voltar ao esquema da primeira época de Jasus. Parece-me que seria um completo descalabro. Num plantel que prima pela abundância de jogadores exteriores ofensivos, que não têm grande capacidade de fechar o seu corredor - muito menos de fechar ao centro! - regressar a uma disposição táctica, que apenas funcionou graças à existência de um jogador fabuloso como Ramires, é um completo absurdo.
Se juntarmos à pouca capacidade defensiva dos extremos do Benfica, e à inexistência de médios (na verdadeira acepção da palavra!), o elevado pendor ofensivo dos laterais, então teremos uma equipa cuja noção de equílibrio táctico não passará apenas de uma utopia gigantesca.

- O Bétis de Sevilha, equipa mediana do campeonato Espanhol, trocou a bola como bem quis e lhe apeteceu. Passámos a maior parte do tempo a ver a bola passar.

- É atroz, completamente atroz, observar a capacidade "construtora" dos centrais do Benfica - exceptuando-se o Garay - não poderá ser permitido, ao Luisão e o Jardel, que efectuem passes longos!! Dói só de ver..

- Melgarejo - coitado, não tem culpa - gosto muito dele - mas vai ser massacrado por qualquer extremo de boa qualidade que lhe apareça à frente.

- Ola John, mais uma vez deu razão a quem considera perfeitamente absurda a sua contratação. Não quero já 'sentenciar' o jogador, acho até que lhe deveremos dar o benefício da dúvida - vide Di Maria -, mas dar 9 milhões por um jogador destes (afinal só temos 20%....), para uma posição a transbordar de jogadores - de boa qualidade - é uma opção verdadeiramente indefensável!

- Nem tudo foi mau, gostei do Luisinho, não é a 8ª maravilha do mundo, mas pelo menos parece não ter medo de arriscar. A atitude é algo que deveremos ter muito em conta, especialmente quando se salta dos distritais para o maior clube português em poucos anos.

- Gostei também de ver o André Gomes. Não porque tenha feito um belo jogo, coisa que não fez, mas porque também me pareceu desinibido. Além disso, é sempre de salutar ver jogadores das nossas camadas jovens jogarem pela equipa príncipal, e neste caso acredito que possa vir a ser um elemento importante do nosso Benfica - não no imediato, já que é crucial saber enquadrar estes novos valores, para não correr o risco de os destruir ainda antes de estarem 'construídos'.

- André Almeida a lateral direito? Jasus no seu melhor... é que para isso, levava o Cancelo... burro velho não aprende línguas..........

PS: uma última nota, já após o final do jogo. Alguém ouviu as declarações do presidente do Bétis?? Este a falar com o Nolito, sendo que nessa altura foi abordado pelos vários jornalistas presentes, e entre várias coisas diz que está interessado no extremo espanhol mas que é caro e... que o Benfica o quer muito, o treinador nem por isso, mas o Benfica sim...


No comments...

2 comentários:

Kiddo! disse...

Boa análise da nossa equipa actual, que mais não é do que o reflexo das péssimas gestões financeira do LFV e desportiva do acéfalo Jasus!

O Benfica está farto deles! Farto das negociatas e farto de um pseudo-iluminado das táticas, que só faz merda!

Desafio qualquer um a dizer-me qual o treinador que não teria conseguido ser campeão com os plantéis dos últimos 4 anos!!!
R: só mesmo o JJ...!!

Este último truque do LFV em só deixar sair o Witsel e o Javi nos últimos dias do mercado para justificar a equipa de merda com que ficámos é RIDÍCULO!!! Alguém que pense que os negócios não estavam já planeados há muito tempo ou é anjinho ou é burro como o nosso treinador!!!

.D10S disse...

Para mim, basta-me pensar no facto de o Vitor Pereira (and company..) ter sido campeão o ano passado. Quando um treinador da 'qualidade' de VP consegue ser campeão, torna-se impossível defender o 'treinador' da equipa adversária..

Quanto às últimas vendas, não concordo totalmente contigo, já que na minha opinião, era impossível não vender um jogador por 40 milhões. É uma boa operação. O problema jaz na completa incompetência no não-acautelamento de situações como esta (Javi idem..) É perfeitamente anedótico, logo com a saída de Garcia, o Benfica não ter imediatamente uma solução alternativa. É a direcção que (não) temos..

LFV torna-se no principal réu porque conseguiu dar carta branca a um treinador - exceptuando Mourinho e mais um ou dois, nenhum treinador deveria ter tal poder.. - que é perfeitamente lunático, burro e estúpido.