quarta-feira, 22 de maio de 2013

Jesus como Mourinho..

Não, não se trata de um texto que visa fazer a apologia de que JJ se equipara, quiça supera, aquele que é reconhecidamente um dos melhores treinadores de futebol de tpda a História.
Esse tema parece-me uma verdadeira aberração, já que é verdadeiramente pecaminoso comparar os dois treinadores, os resultados estão à vista.

Quando digo Jesus como Mourinho refiro-me específicamente a uma questão. A relação Benfica/Porcos e RM/Barcelona.
Se repararmos bem, apesar das inúmeras diferenças, existe um enorme ponto de contacto entre estas duas rivalidades (refiro-me ao tempo em que jj está no Benfica e Mou no RM).

Voltemos ao início.
Primeira época de jj no Benfica. Jogamos 3 vezes contra a frutaria e alcançamos duas vitórias (campeonato e taça da Liga) e uma derrota (campeonato). Através de uma primeira análise verifica-se que o jj não começou com receio dos azuis e brancos, não existia nenhum do agora chamado 'bloqueio mental' por parte do técnico Benfiquista nos jogos contra o nosso grande inimigo.

O mesmo sucedeu com Mou em Espanha. Primeiro clássico, e o RM vai ao Camp Nou jogar de peito aberto, equipa atacante, vontade de pegar no jogo, discuti-lo cara a cara, era para vencer no campo do maior rival. Mas ao contrário do que aconteceu com jj no Benfica, o início de Mou contra o Barça é catastrófico, mas já lá vamos.

Passemos de novo a jj.
Inicia-se a segunda época, e o Benfica perde inesperadamente (tendo em conta o que se viu naquela pré-época) a supertaça para o, até então, decepcionante Porco do AVB (em surdina já se falava  da sua demissão). E esse jogo, de tão inesperado e frustrante, parece ter começado a marcar decisivamente o treinador do Benfica.

De tal forma que, chegado ao jogo do campeonato no estádio do Ladrão, jj decide 'inventar' retirando Coentrão da lateral-esquerda, colocando D.Luiz - coisa que no passado já se tinha mostrado errada - para conter o Hulk.
E o acontece? O Benfica é absolutamente varrido e humilhado em pleno ladrão, encaixando 5 golos e marcando nenhum.
É aqui o ponto de viragem, é aqui começamos a perder todos os jogos contra o Porco. JJ 'petrificou'!!
Nunca mais vimos um Benfica mandão, um Benfica conquistador. Os jogos contra o grande rival passaram a ser marcados por um ascendente psicológico dos azuis. A partir daí passámos a ser subjugados pela agremiação nortenha, jj não mais superou o trauma.
Inclusivamente o problema é tão grande e profundo que 'consegue a proeza' de ser sistematicamente batido por um treinador de 5ª categoria como Vitor Pereira.

O mesmo aconteceu com Mourinho em Espanha, e curiosamente devido a um jogo com o mesmo resultado, 5-0.
Como já referi, o primeiro grande clássico de Mou no país vizinho mostrou um RM com vontade de ser conquistador mas o resultado foi devastador para o grande treinador português, tanto é que a partir daí, cada vez que o RM enfrentava o seu grande rival, recorria a um futebol de força, músculo e agressividade. Os jogos passaram a ganhar em emoção e combatividade o que perderam em beleza e categoria. Mou teve medo do Barcelona, ficou traumatizado, recorreu a um futebol diferente, a algo a que a equipa da Catalunha não estava habituada. Mas nem assim o RM se conseguia sobrepor. Os resultados continuaram a ser maus.
Eventualmente a situação começou a mudar, até ao ponto em que, pese embora, o Barcelona tenha dominado esta época em Espanha, tenha perdido a supertaça para o Madrid e não tenha derrotado o seu grande rival no campeonato espanhol. Mas não foi através do 'bom jogo', da criatividade, da qualidade de jogo que Mou conseguiu inverter a situação, foi através dos fabulosos jogadores de que dispunha, com CR7 à cabeça. Se não tivesse o jogador português, o Real Madrid muito provavelmente nunca teria conseguido bater este Barça. Mas houve ainda a parte psicológica.

A diferença entre JJ e Mou reside essencialmente na capacidade de condução de homens, na liderança, na capacidade mental que cada um deles consegue dar à sua equipa.
Enquanto no caso encarnado vemos um treinador com medo, com receio, que não consegue motivar os seus jogadores, que não consegue fazer passar a importância destes confrontos, ou conseguindo, limita-se a intimidar os seus profissionais, vemos em Mourinho alguém que fez das fraquezas forças, que conseguiu convocar 20 jogadores para uma 'guerra'.
Podemos não gostar do projecto futebolístico que JM imprimiu no RM mas é inegável que os seus jogadores não tinham medo do 'bicho-papão' chamado Barça. O Madrid passou a ir a Camp Nou com 'fogo nos olhos' e foi lá que conseguiu conquistar o campeonato do ano passado.
JJ por outro lado levou um Benfiquinha encolhido, um Benfiquinha à procura do empate.. foi esta a receita para tentar vencer um campeonato no Ladrão... perdeu-o.. nos detalhes, mas perdeu.

Como situações semelhantes podem ser tratadas de maneiras tão diferentes e com resultados tão distintos.
Poderão dizer-me que JM sai pela porta pequena do RM. É verdade!
Mas acabou por sucumbir à maior qualidade do seu rival, e aos problemas de Egos no balneário 'blanco', enquanto em Portugal o Benfica cai aos pés de um rival que lhe é inferior, em treinador, em plantel e em equipa.

Se jj não resolver os seus problemas com o fóculporco, temo que o Benfica não consiga atingir o topo do futebol português (arbitragens à parte...)

Sem comentários: