sábado, 22 de setembro de 2012

Estado Actual

Mais do que todas as trapalhadas cometidas ao longo desta pré-época pela direcção e treinador do Benfica, o que mais me preocupa no nosso clube é aquilo em que aos poucos se vem transformando.

Os factos ocorridos mais recentemente, ao nível da (não) planificação desta nova época, são uma manifestação do nosso Estado Actual, e ao mesmo tempo um dos motivos pelo qual eu não vejo que o futuro mais próximo possa vir a ser positivo.

Gostava de rebobinar o filme um pouco mais atrás e chegar ao ínicio do 'reinado' de JJ na Luz.
A nossa situação naquela altura era patética. A nossa equipa principal de futebol tinha acabado a 4ª época consecutiva em 3º lugar, atrás de um CEPOrting muito fraco, cujos plantéis não apresentavam qualidade digna de um clube que frequentava a Champions (vide eliminatória contra B.Munique, 12-1). Éramos 'treinados' por um homem que enquanto cá esteve nunca conseguiu por a equipa a jogar futebol de acordo com a valia dos jogadores que tinha ao dispor - não me esqueço que aquela alminha quase conseguiu que a o '3ºanel' achasse que 'EL D10S' era um jogador ultrapassado...
Naquela altura, eu estava desejoso de uma alteração radical na mudança técnica da equipa, e ao surgir o nome de JJ nos jornais, achei que essa era a solução ideal. Português, conhecedor dos meandros do futebol cá do burgo, filosofia atacante, as suas equipas costumavam praticar bom futebol, etc etc. Era ele! Tinha que ser ele o nosso treinador.

Essa época foi fantástica! Não em termos de resultados absolutos, apesar de termos conquistado o troféu mais importante, mas principalmente por causa do futebol vertiginoso e de grande qualidade atacante. Já merecíamos, já tinhamos saudades! Ver o Benfica atacar, esmagar, marcar, golear, perseguir desenfreadamente a baliza adversária, foi como colírio para os nossos olhos!
Essa época deu-nos aquilo por que já ansiávamos há muito.. como consequência - natural - a nação Benfiquista, eu próprio incluído, não relevou alguns dos sinais que foram aparecendo. Confesso que dei conta deles, mas não me interessava muito, tenho de ser sincero.

E que sinais eram estes? Alguns tiques 'lunáticos' de JJ, incapacidade de assumir e vencer jogos fundamentais, aqueles jogos que ficam marcados na memória colectiva do grande público, e o ínicio da 'carta branca' da direcção para o treinador.

Nesse ano - e praticamente desde aí - dos grandes jogos só ganhámos um (1-0 aos corruptos, na Luz, e com meia-equipa desfalcada), vá lá, um e meio, que a vitória no final da taça da Liga por 3-0 aos porqueiros também teve importância. Na penúltima jornada, sabendo que apenas precisaríamos de um empate para sermos campeões no antro da corrupção, e assim, infringir-lhes a maior das humilhações, entramos em campo completamente amorfos, ao contrário deles, que comeram a relva, que se necessário fosse, até as bancadas de betão engoliam. Faltou-nos ambição, faltou-nos raça e acima de tudo, faltou-nos colhões, atitude vencedora. Tinhamos que os humilhar, tinhamos que os esmagar, tinhamos que sair de lá com escolta policial. Não!! Com escolta militar!! E o que fizemos? Perdemos, com um jogador a mais... E só na última jornada fomos campeões, a lutarmos com o Braga (?!).. a nossa super-equipa, foi campeã, na última, contra os corruptos b...

Nessa mesma época, há a questão da Liga Europa, em que perdemos por 4-1 com o Liverpool, mas com um Liverpool não muito forte. Mais uma vez o medo cénico nos derrotou. Os 5 a 0 com os corruptos, a perda do campeonato em casa  - no caso dos aspersores.. vergonhoso, típico de uma outra agremiação.. -, a eliminatória perdida em casa para a taça de Portugal, perante os mesmos corruptos, outra vez a perda de um campeonato em casa - caso Proença -.. a meia-final da LE com o braga (meu deus..) e podia continuar, mas não me apetece levar avante este exercício de masoquismo!

Quanto à 'capacidade lunática' do treinador, bem, quanto a isso, já tudo foi dito! Blogs, comunicação social, conversa de café, discussão no trabalho.. não houve local onde não se constatasse essa realidade.
Primeiro, foi a questão do D.E, com David Luiz. Numa altura onde Coentrão já brilhava na nossa defesa, JJ vai a Liverpool e põe D.Luiz a D.E - já não tinha bastado a experiência de Quique Flores durante uma época inteira - e pagámos bem caro por isso. No ano a seguir repete a façanha no célebre 5-0....
Roberto, Emerson, este ano Melgarejo (espero enganar-me redondamente!), uma quantidade de escolhas verdadeiramente absurdas.
Mas pior que um jogador ou outro, é a absoluta incapacidade táctica demonstrada pela equipa nos 3 anos de JJ. Não sabemos defender, nunca soubemos - só um monstro como Ramires conseguiu disfarçar  - não sabemos temporizar um jogo, não sabemos ter posse de bola. É tudo em constante sofreguidão, em constante delírio ofensivo. O Benfica é das poucas grandes equipas, que estando a ganhar 2-0, os adeptos têm sempre aquela sensação esquisita no estômago, de que o jogo, mesmo na Luz, nunca está ganho. Não sabemos controlar um desafio, como as grandes equipas fazem. É verdade, damos muitas vezes espectáculos fantásticos, mas muitos desses jogos electrizantes acabam com desilusões encarnadas..
JJ tem insistido, ao longo dos anos, em ignorar a importância do meio-campo, e isso (vide jogo Proença, em que sai Aimar e entra Rodrigo, a ganhar...) tem-nos saído caríssimo.

JJ tem ainda outro aspecto que marca muito negativamente a sua estadia no Benfica: a sua soberba!
É uma pessoa que se sobrevaloriza enquanto treinador. Acha-se o dono da razão. Nunca tem culpas, nunca é o responsável. Esse aspecto impede-o de ser um líder. A capacidade de liderança é um dos aspectos vitais na construção de um grande treinador. Alguém tem dúvidas de que, por exemplo, Alex Ferguson não é um génio táctico? Não é, e no entanto, é um treinador fabuloso.
Obviamente, eu não estou dentro do balneário do Benfica, não sei como são as relações entre os jogadores e o treinador mas a sensação que transparece para cá para fora, é a de que os jogadores têm grandes dificuldades para suportar o seu 'líder'.. e não é para menos. JJ não os defende, nem mostra vontade disso. Além desse 'pecado mortal', junta-se-lhe, claramente, a sua preferência por alguns jogadores. Mas não são jogadores quaisquer, são aqueles que ele indicou, ainda que, como acontece no caso do Gaitán, não apresentem os melhores desempenhos desportivos. Ostraciza por completo os elementos que foram indicados por olheiros e contratados pela direcção..
JJ não tem perfil para treinador do Benfica!

O facto de ter carta-branca por parte da direcção agrava bastante esta fraqueza de perfil, pois não há ninguém que lhe puxe as orelhas, ninguém que o chame a atenção, ninguém que lhe diga directamente que ele não pode fazer determinadas coisas..

Escrevi este texto todo para chegar ao jogo de 4ª feira.
Este jogo com o Celtic mostrou-nos que o Benfica voltou a regredir aos tempos pré-JJ.
Isto indica-me duas coisas:
- JJ, o teu tempo acabou no Benfica;
- LFV, o teu, também!

Quando se inícia um trajecto, tem-se como principal objectivo o seguir para em frente, o melhorar a situação que se encontrou.
E JJ conseguiu isso! Apesar de lhe apontar bastantes críticas, também lhe reconheço muitos méritos. A 2 deles eu dou bastante valor: o aumento na qualidade de jogo e o respeito internacional. O Benfica voltou a fazer caminhadas respeitáveis na Champions.

Mas neste momento o Benfica regrediu. O jogo de 4ª feira foi claro como a água! Defrontámos uma equipa fraca, que é esforçada, mas que é também muito limitada, e no entanto, nós nunca tivémos vontade nem 'ganas' de vencer o jogo. E essa falta de ambição custou-me muito!
Afinal de contas, não estávamos a defrontar um Barcelona, um B.Munique, um Man.Utd. Era o Celtic de Glasgow, ainda para mais um dos mais fracos Celtics de sempre.

Além da falta de ambição durante o encontro, no final do jogo os responsáveis pela equipa congratularam-se pelo resultado, enaltecendo o facto do Benfica ter conseguido um empate com uma grande (?!) equipa... o jornal Oficial do Clube apresentava no dia seguinte uma capa verdadeiramente inenarrável!! Anda tudo doido, não há um rumo, não há uma estratégia!
Tinhamos obrigação de ter vencido aquele desafio, e a questão de estarmos desfalcados - mais uma vez a 'brilhante planificação' desportiva.... - não é desculpa para termos sido tão pobres. Ainda assim temos muito melhor equipa que o Celtic! Não sou de elogiar os feitos dos corruptos, mas há que lhes dar algum mérito, nem que seja na fome de vencer, na ambição que mostram em todo o lado, o facto de terem VP como treinador não os impede de tentar vencer...

Enfim o nosso estado actual é mau e muito triste. Já não bastava termos um plantel profundamente desíquilibrado, agora temos também problemas a níveis de ambição. E cá para mim, as duas coisas não são propriamente indissociáveis....

PS1: as últimas declarações de LFV são mais uma prova do desnorte que reina no nosso clube. Então temos de continuar a vender jogadores? Temos de baixar salários? E temos de comprar menos???!!!
Então porque é que D.S.Oliveira disse à boca cheia que o Benfica passava bem sem vender so melhores jogadores? E pior, porque é que gastámos 20 milhões em dois jogadores que manifestamente não precisávamos - e sou fã do Salvio - sendo que um deles parece ser um barrete completo? E apesar de termos gasto 20 milhões, não temos DE, não temos MC, e não temos DD suplente?
Obviamente, demitam-se! Ou pelo menos, não se candidatem..

PS2: Se temos de comprar menos jogadores (?!) então esse facto diz-me, mais uma vez, que JJ não pode ser o treinador do Benfica - não digo que tenha de ser despedido no imediato - é que se há 'mister' que não sabe - ou não quer.... - potencializar jogadores das camadas jovens esse homem é o nosso actual treinador!

Sem comentários: