terça-feira, 16 de abril de 2013

Aimar

JJ, este ano tens estado a um nível que nunca pensei que pudesses estar. Excelente a gerir a equipa, excelente a mexer na equipa, excelente nas conferências de imprensa (:o), basicamente excelente em tudo.

Tudo bem, a exibição de ontem foi fraquinha, mas compreendo-a, faz todo o sentido não elevar o ritmo de jogo quando temos a situação perfeitamente controlada (ah, já agora puxa as orelhas à defesa e meio-campo que isto de andar a trocar a bola junto da grande área e oferecer golos à malta não dá com nada..) mas não consigo entender, nem aceitar, que ponhas o grande Aimar a aquecer aos 83 minutos e que o faças entrar aos 88.

Eu sei que os jogadores de futebol são pagos (a peso de ouro) para cumprir o seu papel - jogar futebol - quando o seu patrão lhe manda mas ainda assim é preciso ter a sensibilidade suficiente para perceber certas e determinadas coisas.
Pôr um jovem jogador aos 88 minutos que se vai estrear pelo Benfica é uma boa notícia, dá-lhe moral e não há ninguém que vá ficar chateado.
Pôr um jogador aos 88 minutos por questões tácticas (defender um resultado, por exemplo) é uma decisão aceitável.

Pôr um craque, que está no ocaso da carreira e que sempre mostrou ser um profissional exemplar é uma decisão discutível e pouco compreensível. Não precisávamos de um jogador com génio para resolver o jogo nem precisávamos de um elemento para o 'matar' (e que nunca poderia ser 'el D10S').
Nem por um segundo acredito que Pablo Aimar se recusasse a cumprir uma ordem directa vinda do seu treinador, o que reforça ainda mais a questão do 'respeito' pelo homem e pelo jogador.

Não foi bonito, espero que tenhas percebido isso. Se Aimar tivesse jogado meia-hora a situação seria completamente diferente, porque além de poupares um jogador qualquer que tenha já muitos minutos nas pernas terias dado ao '3º anel' a oportunidade de se maravilhar com o futebol (ainda que a 30 à hora) de um predestinado do futebol mundial. Uma das últimas, infelizmente!

PS: Aimar entrou, e nem por um segundo se 'negou' ao jogo. Acredito que estivesse 'aziado' mas mais uma vez mostrou a toda a gente que se tratar de um profissional de mão-cheia, de um verdadeiro 'gentleman' deste desporto que cada vez mais vê escassear personagens com elevação moral.

2 comentários:

redtiger disse...

Totalmente de acordo com o post! Pensei que iria dar minutos ao Aimar neste jogo e que iria rodar a equipa, mas parece que não quis que os jogadores ficassem muito tempo sem competição, pois entre Newcastle (11/04) e sporting (21/04) iriam 10 dias sem competição ao mais alto nivel!

.D10S disse...

Mas a questão não é essa. Até compreendo - naturalmente não tenho conhecimentos científicos para dizer peremptoriamente se fez bem ou mal - a gestão dos 'titulares', o que não entendo é que ponha Aimar durante 5 minutos, sem que houvesse uma justificação técnico/táctica.

Penso que seria preferível a sua não utilização, é que o homem foi aquecer aos 83 minutos! Não é um puto novo à espera da estréia. Se fosse comigo, até 10 segundos de manto-sagrado vestido seria fabuloso.