quinta-feira, 11 de abril de 2013

Agridoce

A nossa passagem às meias-finais da 'Euroliga' foi sentenciada num jogo em Newcastle que me deixou demasiados amargos de boca. Nem tudo foi mau, a começar pelo resultado e pela consequente passagem à próxima fase da prova.

Durante o jogo, algumas coisas deixaram-me satisfeito, nomeadamente o termos conseguido criar várias ocasiões de golo, sendo que duas delas o Gaitán tratou de desperdiçar infantilmente. Durante boa parte do jogo demonstrámos, mais uma vez, que somos muito superiores aos ingleses mas.. a nossa segunda-parte foi verdadeiramente deprimente!
Chutão para a frente, incapacidade de trocar a bola, pânico defensivo, desacertos individuais, falhas técnicas imperdoáveis em jogadores com a classe daqueles que temos, principalmente ao nível da recepção. Incapacidade total de sair para o ataque, com a perca de várias bolas em zonas proíbitivas para a nossa baliza e, last but not the least, uma falha inacreditável no golo dos 'bifes'.
Passámos porque somos melhores, porque fomos no conjunto das duas mãos superiores mas temos de ter em atenção que no entanto só seguimos em frente porque a equipa de arbitragem fez uma grande exibição. Seria bastante 'fácil' para um árbitro prejudicar uma equipa portuguesa em detrimento de uma inglesa.

A segunda-parte de hoje mostrou-nos várias coisas, sendo que destaco duas:

- a nossa falta de 'estaleca' europeia (demasiado nervosos, e sem razão);
- e a nossa incapacidade para defender em bloco baixo, apesar de este ano termos melhorado significativamente.

Em relação aos jogadores, há a destacar a pior exibição do ano de Matic, verdadeiramente irreconhecível, parecia um Fernando Aguiar a passar a bola. A defesa foi muito má, tendo Garay estado muitos furos abaixo do normal, e os laterais foram batidos constantemente e os centrais não ganharam uma de cabeça.
Sálvio demasiado apagado (surgiu na hora certa!!) e um Gaitán demasiado desplicente.
Pela parte positiva, Rodrigo e Cardozo, pois conseguiram mexer com o jogo e trazer a equipa um pouco para a frente.

Não gostei do jogo de hoje. Sofri demasiado e quiça desnecessáriamente. Sei que não é possível ser-se sempre bom, muito bom ou brilhante mas é nas alturas mais complicadas que se vêem as grandes equipas. E relembro, o Newcastle é uma equipa banal, com alguns bons jogadores. Se jogarmos assim no antro da corrupção, é bom que tenhamos no minímo 4 pontos de avanço...

Agora venha de lá o Paços, para chegarmos à final da Taça e o Basileia nas meias da 'Euroliga'.

2 comentários:

Pedro disse...

discordo um pouco do comentário do Newcastle ser um adversário banal. ninguém chega aos quartos de final de uma competição europeia sem se ter qualidade. a carreira interna não lhes está a correr bem, é certo, mas também é certo que na Europa tinham feito bons jogos.

.D10S disse...

Epá, aceito a tua opinião mas não me parece que apenas o chegar aos quartos de final da liga europa 'valide' uma boa equipa. Relembro que ainda o ano passada uma equipa muito banal e fraca quase passou à final.. ou que em 2004 na final da Champions andou uma equipa francesa que hoje anda na 2ª divisão e que naquela altura não poderia, nem de perto nem de longe ser considerada uma grande equipa.

Acho que o 'Niucástén' é uma equipa banal mas que tem alguns bons jogadores.

Mas respeito a tua opinião, aparece sempre ;)