segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Derlis González

Ponto prévio: nunca o vi jogar! Não sei quais são as suas características, não sei se apresenta ou não qualidade, não sei se é jogador para o Benfica.

Pronto, depois de feita esta pequena introdução gostava de reflectir um pouco - dentro do possível, devido à minha ignorância - sobre o modo como o Benfica gere os seus jovens jogadores.

Tenho lido nos últimos dias que o jovem Derlis, jogador que tem representado os juniores do Benfica, tem sido um dos grandes destaques da selecção sub-20 do Paraguai que tem estado no campeonato sul-americano de futebol desta categoria.
O Paraguai foi derrotado na final do torneio pela selecção colombiana por 2-1.

Relembrando que não conheço o jogador, e que muitas vezes nestes torneios aparecem 'jogadores-cometa' - que depressa desaparecem - estranho que surjam notícias de que o jovem Benfiquista esteja prestes a ser emprestado a um clube do seu país.

Primeiro que tudo, não me parece natural que um jovem jogador sul-americano, pouco habituado às (maiores) exigências do futebol europeu seja 'repatriado' para o seu país e que, consequentemente, não apreenda conceitos e experiências que são fundamentais para se singrar na Europa do futebol.

À primeira vista não descortino qualquer vantagem no seu regresso à 'procedência' e depois, existe ainda um segundo aspecto importante, e que me deixa especialmente intrigado: o Benfica tem uma equipa B!


A fundação das equipas B pressupõem uma ajuda, uma equipa, onde os jovens jogadores que estão a entrar na fase sénior possam fazer uma transição suave para a vida adulta de jogador de futebol. E segundo julgo saber, o jovem paraguaio tem apenas jogado na equipa júnior.
Poder-me-ão dizer assim, "o rapaz ainda é novo, tem só 18 anos". Sinceramente não me parece um argumento válido. Já tem idade para jogar com 'os grandes', são inúmeros os casos de jogadores de futebol que começaram as suas carreiras profissionais com idades bastante diminutas.
Ainda me poderiam dizer, "ah, mas o Benfica B tem jogadores de grande valia à sua frente". Falso! O Benfica B tem efectivamente bons jogadores, que um dia até poderão singrar na equipa principal mas tem também elementos cuja valia é escassa e que nunca, de modo algum, serão jogadores 'DE' Benfica. Lembro-me rapidamente de alguns: Duarte Duarte, Cafu, João Mário, Deyverson, etc etc.

Se estes jogadores apresentam maiores qualidades que Derlis González então a questão que se coloca já é diferente: O Benfica voltou a desperdiçar dinheiro com um jovem rapaz, pelo que, nada está a fazer no clube.
Não me importa que neste momento os jogadores que estão na equipa B e que 'não têm futuro' sejam mais competentes e fiáveis que os júniores com potencial. A missão da B é formar, criar jogadores para a equipa principal, não é vencer jogos e acabar bem classificada.

Sem comentários: