domingo, 8 de dezembro de 2013

Benfica (?) vs Arouca - o jogo (não) jogado

Deixando de lado as apreciações que mais interessam, aquelas coisas de que na realidade depende o futuro do Sport Lisboa e Benfica, vou centrar-me naquilo que aconteceu no relvado da Luz na última sexta-feira.

Primeiro, os jogadores:

Artur - é incompreensível que o estatuto de um jogador, seja ele qual for, esteja completamente imune em relação ao desempenho dentro do campo, e de há muito tempo para cá é o que acontece com o GR do Benfica. Aliás, vem já do tempo do grande(?) Roberto. Artur, independentemente daquilo que faz na baliza do Benfica tem o lugar assegurado, pode borrar a pintura semana sim, semana também que nada lhe acontece. Se é verdade que já fez muita coisa boa pelo SLB, o que é certo é que nos últimos tempo - que remontam ao final da época passada - tem sido prejudicial à equipa. Mais um erro (em conjunto com o inenarrável Cortez) mais um golo.

Maxi - lento, lento, lento, trapalhão, trapalhão, trapalhão, mas depois vemos que é dos únicos que tem 'sangue quente', que luta até mais não. O + e - dentro de um jogo.

Luisão - o capitão tem sido dos menos maus, mas está longe daquilo que já mostrou. Não sei se entrou no ocaso da carreira mas o que é certo é que não está isento de culpas em muitos dos golos que a equipa sofre. Se é o 'patrão' da defesa, então tem de mandar melhor, é que cada bola-parada, cada cena de terror.
Não se falha aquele golo!!

Garay - certamente este será um irmão qualquer do Ezequiel que nós tanto gostamos..

Fejsa - péssimo! Claramente o seu pior jogo. Perdas de bola perigosas no meio-campo defensivo, passes horrorosos e faltas completamente desnecessárias (1º golo arouquense). Tempo a mais em campo.

Enzo - não dá para criticar este homem, mesmo quando não está ao seu nível. Mata-se, esfola-se, luta! Fossem todos assim.

Gaitán - classe a rodos e.... só joga nos jogos grandes. Custa-me muito dizer isto pois tem um talento imenso mas, um jogador destes não nos faz falta nenhuma. Inadmissível o modo completamente desinteressado com que jogou, o desprezo com que cruzava, a completa falta de entrega e dedicação, como ficou espelhado num lance de contra-ataque do Arouca, em que estando Rodrigo vários metros atrás de Gaitán, o ultrapassa facilmente desviando um passe perigosíssimo para a nossa baliza.
Provavelmente neste terça já vai jogar de caralho... pois, mas nem sequer deveria jogar.
Simples, quem não joga com vontade para o campeonato não pode entrar na Champions.

Markovic - além de não ser um jogador esforçado, que prime pela capacidade de sofrimento e empenho, é mais um dos que sofre com as invenções do mestre do mascanço.. só o treinador do Benfica para ver em Marko um extremo.. seja como for, todos os minutos que esteve em campo foram a mais.

Rodrigo - esforçado, lutador, nota-se que está com a moral em alta mas foi também muito trapalhão. Remates muito mal feitos, e um cabeceamento 'pra onde estava virado' em frente à baliza. Na segunda parte foi desterrado para a ala numa altura em que se 'mandaram pontas de lança às pazadas'... e claro, foi dos mais prejudicados. Enfim..

Lima - esqueçam, como Cardozo não temos nenhum. É preciso que as pessoas se mentalizem. Sou dos que até gosta de Lima mas entendo não ser, sequer, possível mete-lo na mesma equação que o Tacuara. Falha demasiados golos para ser o responsável principal por essa tarefa.
E está mais que visto, quando entra e falha um ou dois 'fáceis' é certo que não irá marcar.. marcou, mas de penalty (e santo deus, que foi tão mal marcado).
Tempo de mais em campo.

Funes Mori - coitado. Sem querer analisar a qualidade intrínseca do jogador, o facto é que não tem culpa nenhuma de ser lançado 'às feras' de um modo tão inacreditável. Sem qualquer contexto táctico, sem qualquer coerência desportiva.
'Vai lá para dentro e marca...'.
Não marcou, naturalmente.

Suljemani - bastante lento (não sei se é uma característica se é falta de ritmo), não fez nada de especial. Tem a seu favor do facto de parecer ser o único jogador no plantel que sabe marcar cantos e livres laterais (Gaitán... vai pró caralho).

Ivan - Não sou fã mas reconheço-lhe uma vontade e uma garra que não vejo nos outros. Só por isso, deveria jogar.
Quase marcou, teve azar, mas nada se lhe pode apontar.
Grande cruzamento para Luisão. Grandíssimo até. Falha imperdoável do capitão.



Quanto ao jogo...

- Um adversário de amarelo e azul;
- Lima a falhar golos de todas as maneiras e feitio;
- Uma falta estúpida na linha lateral, do lado esquerdo... remate directo e frango do Artur.
- Continuar a falhar golos estupidamente.

Não vos lembra nada?

Pois é.. coincidências..

.. se bem que existem certas coisas em que se calhar não é bem coincidência.. tirando os equipamentos do adversário, tudo o resto é resultante do que se passa dentro daquele clube. Ou melhor, daquilo que não se passa. ~
A equipa joga sem sentido de urgência, joga sem vontade, joga sem ordem, joga como se as coisas se resolvessem através de um passe de mágica.. há todo um laxismo, um desinteresse, que é verdadeiramente aberrante.

Como é possível que, sabendo-se que o principal adversário passa por um momento muito mau, tendo perdido o primeiro jogo em três campeonatos, se jogue com tanta displicência e vontade?!?!

É incrível..

Quanto à táctica e à organização da equipa, já tudo foi dito anteriormente. Mas ainda assim há que referir que aquela segunda parte foi das coisas mais aberrantes que alguma vez se viu no futebol moderno.
Cabeça perdida? De propósito? Estupidez?

Seja o que for, o treinador está a mais, pois é incompetente. Quem insiste em cometer os mesmos erros não tem desculpa.

Mas sejamos correctos, não destoa de quem o manteve à frente dos destinos da equipa por um salário pornográfico e manifestamente não traduz o seu real valor.

Infelizmente, o futuro está longe de ser risonho..

1 comentário:

Frank disse...

Esta enorme postadela ainda nao tem coments que pena olha da minha parte felicitacoes adorei e digo amen.