quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A realidade é esta

O que o jogo de hoje - com os russos também - nos mostrou é que a equipa deste ano do Benfica está milhas de distância daquela que tínhamos o ano passado.

A exibição contra os alemães - não o resultado - foi insultuosa. Para os adeptos, para os sócios mas, acima de tudo, para a História do clube. Foi tudo muito mau.
Perder, ainda por cima contra uma boa equipa, pode ser duro, pode ser lixado, mas nunca pode ser considerado anormal. Mas perder desta forma é diferente. Não foi só uma derrota num jogo de futebol. Isso é normal, acontece muitas vezes e não pode ser encarado como um drama. Mas a maneira como se perde é sim, muito importante.

Eles foram mais rápidos, mais fortes, mais rápidos, e ainda por cima, jogavam muuuuuito mais que nós. A incapacidade da equipa foi gritante. Há muito tempo que não via a equipa do Benfica comportar-se desta maneira. Sem alma, sem chama, sem vontade, sem força, sem genica, sem técnica.
O minuto 63 é paradigmático do que foi o jogo hoje. Depois de, com uma sorte do caraças, no único remate que fizemos à baliza termos aberto o resultado, logo no minuto seguinte cometemos um penalti tão estúpido quanto escusado. Esse lance foi representativo de tudo o que se passou em Leverkusen (e da qualidade do Jardel, mas já lá vou...).

Obviamente os jogadores do Benfica são os principais culpados daquilo que aconteceu hoje à noite. Não houve um único que se aproveitasse, exceptuando talvez o Maxi e o Almeida, estes mais pela disponibilidade do que pela qualidade de jogo.
Erros primários, falta de velocidade, incapacidade de trocar a bola, em nenhum momento um jogador do Benfica conseguiu vencer um duelo individual.

Mas tudo isto começa na péssima programação desta época desportiva:
- Um GR na fase final da carreira e que pese embora ainda possa vir a ser bastante útil, foi contratado mesmo no fim do mercado de transferências (há mais de um mês que se sabia que o Oblak ia sair!!!)

- Dois centro-campistas contratados a peso de ouro, também no fim da pré-época, mas em que nenhum deles apresenta, no momento, capacidade de ser o médio-defensivo do Benfica. Todos sabemos que JJ se orgulha e vangloria de 'criar' jogadores, o que apesar de muitas vezes as coisas correrem certo, existem sempre grandes possibilidades de tal não voltar a suceder. E entretanto o Benfica vai-se queimando..

- O avançado contratado para substituir o Rodrigo veio já DEPOIS!! do fim das inscrições.. E como se vê não temos nenhum grande ponta de lança.. olhamos para o Jackson e até dá vontade de chorar..

.. enfim, um planeamento de MERDA.

Esta equipa do Benfica, ainda que mal planeada por quem de direito (direcção) chega para o campeonato português. A classificação diz-nos isso, e todos sabemos que o nível das restantes equipas é substancialmente inferior.
Portanto, em Portugal é óbvio que nos arriscamos a vencer quase todos os jogos, logo podemos naturalmente ser Campeões.
Mas mesmo assim, é preciso ter em atenção que nos vimos à rasca contra um miserável Boavista (não me venham com o empate deles com os porcos, aquilo acontece uma vez em mil), sofremos muito com o Moreirense (só lá fomos com um a mais) e contra o Estoril corremos seriamente o risco de empatar já depois de estarmos a vencer por 2-0. E mal apanhámos uma equipa mais forte, não conseguimos vencer.
E já nem vale a pena referir a Champions, onde continuamos a ter trajectos muito fracos, sendo que este ano nos arriscamos a saltar completamente fora da europa..

E agora o treinador. Considero que JJ é um grande treinador de futebol. Mesmo! O homem sabe muito disto, a sua vertente táctica é muito forte, a sua capacidade de conferir conhecimentos tácticos aos jogadores é significativa mas o homem continua a ter o MESMO DEFEITO DE SEMPRE:
- A sua TEIMOSIA.

Primeiro é importante referir que ele não tem culpa que a direcção lhe tenha desmantelado a equipa. Ter Garay ou ter Jardel é como ser do Benfica ou ser dos lagartos, não tem nada a ver.
Mas.. O homem não muda a táctica. Não muda! Só que já se percebeu há muito tempo que na Champions não é possível fazer boas campanhas jogando com um meio-campo de apenas dois homens. Não é possível. As grandes equipas europeias não jogam nem jogarão assim. Digam o que disserem, assim não vamos lá, não vamos mesmo.
Só que JJ insiste em querer ter razão à força mas, mais uma vez, os factos tratar-se-ão de o desmentir..
E onde a sua teimosia dá também um ar da sua graça é na composição da equipa. Já todos percebemos que Jardel não é jogador para este nível, o rapaz até pode ser um bom suplente e fazer o lugar de vez em quando mas para ser titular do Benfica e jogar jogos atrás de jogos, não dá. Ao ficar mais exposto, ainda para mais contra adversários como aqueles com que se depara na Liga dos Campeões as suas insuficiências vêm à tona. Aliás, já no campeonato português elas têm estado expostas à saciedade:

- é um desastre com a bola nos pés
- e a defender, ao contrário daquilo que se diz, não confere segurança suficiente.

E depois tem atitudes e decisões absolutamente patéticas como as de hoje. Aquele penalti é risível. A jogada apesar de ter algum grau de perigo não se desenrolava de frente para a baliza, naquela situação tentar um corte daquela forma desmazelada e descuidada é reveladora da sua falta de qualidade para este nível.

No ano passado pudemos verificar que JJ só muda o seu plano para o 11 se a realidade o impedir de continuar. Apesar de já toda a gente pedir a saída de Artur - a sua incapacidade de dar tranquilidade à equipa era gritante- Oblak só entrou depois de uma lesão do brasileiro. Markovic só se afirmou como preponderante porque Sálvio se lesionou (e se julgam que o argentino está ao nível do sérvio, desenganem-se!), e o Rodrigo só começou a jogar porque o Cardozo encostou com um problema nas costas. Ou seja, as grandes alterações da época passada só ocorreram, não por atitude pró-activa do treinador mas porque não havia alternativa.

E refiro isto porquê? Porque Jardel não pode ser titular do Benfica! Não pode! E se o Lisandro não tem qualidade para jogar - aparentemente não tem, é o treinador que o 'diz'.. - então é mais um exemplo do péssimo planeamento da direcção, é que convém não esquecer que o argentino custou 6 milhões de €. Se um jogador que custa 6 milhões de € não é capaz de relegar um jogador banalíssimo como Jardel para o banco dos suplentes, então é porque se trata de um negócio miseravelmente ruinoso.

Mas hoje nem é ao treinador que temos de apontar o dedo. Os jogadores não podem fugir entre os pingos da chuva. A noite de hoje foi vergonhosa.

Como o povo diz, quem semeia ventos, colhe tempestades. E a direcção do Benfica esteve 'munta forte' na plantação este ano...

Sem comentários: