- JJ, além das suas teimosias que prejudicam, e muito, a equipa (e a si próprio...) o treinador do Benfica continua a 'distribuir jogo' nas conferências de imprensa. Só 'auto-golos'.
- JJ, podia ser grande treinador..
- Franky já faz milagres! A equipa de sangue azul obtém, espectacularmente, um ponto para a liga europa. No final do jogo o treinador dos bisc(hos)condes referiu: "Vat 69, tres bien";
- Patrício cada vez mais perto do suicídio, é duro ter alguma qualidade e estar ali preso;
- Godinho "The Paquetes" Lopes exulta com mais um grande resultado: "PdC também já teve 3 treinadores num ano; estou very emocionado, já me deu os parabéns";
- Marquês de Pombal à espera de mais uma enchente réptil;
- Serviço de catering convocado ao marquês. Adeptos de 'lacoste, timberland e laca wella' planeiam festa de arromba (Quim Barreiros já se encontra a caminho);
- Pedro Martins à beira do despedimento. Carlos Pereira não lhe perdoa o facto de ter tantos pontos como o ceporting na Liga Europa;
- Celtic de Glasgow. Após a vitória contra o Barcelona, os adeptos do clube católico exigem a mudança no equipamento, já que, segundo dizem os mesmos «não perdemos sempre».
- Sony, Microsoft e Nintendo, todas estas grandes companhias entraram em modo pânico total. Segundo os responsáveis de cada uma das empresas, as crianças e os adolescentes neste Natal não querem receber nenhuma consola, só pretendem deixar de ser do ceporting.
Mostrar mensagens com a etiqueta JJ. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta JJ. Mostrar todas as mensagens
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
terça-feira, 23 de outubro de 2012
Não há equipa.. JJ, o Incompetente
Não é só o CEPOrting que tem problemas gravissímos, não é só a lagartagem que vive tempos difíceis. Não sou doido ao ponto de pensar que o Benfica se encontra na situação verdadeiramente dramática em que se encontram o clube dos 'betos'!
Mas não podemos escamutear a situação complicada em que nos encontramos. Estamos em 1º no campeonato, em igualdade pontual com os corruptos, mas basta perceber um minímo de futebol, dentro e fora do campo, para verificarmos que a nossa situação actual não é tão boa como a nossa classificação no campeonato pode dar a entender.
A planificação da época 2012/2013 foi absolutamente trágica! Nada mais, nada menos. Uma verdadeira tragédia. Mais uma vez o nosso plantel foi feito com os pés, o cérebro ficou à porta.
E aqui a principal culpa está naturalmente em quem manda, em quem dirige o clube, LFV. Depois, e porque esta é a 4ª temporada de JJ no Benfica, todos nós já sabemos que a composição do plantel é completamente controlado pelo treinador. Este controlo excessivo tem sido bastante prejudicial às ambições do SLB pois vem de uma pessoa que enquanto treinador (fora o resto..) é completamente desiquílibrada.
Mas passemos à frente, tudo isto já foi discutido milhares de vezes e é tudo tão visível que nem merece qualquer tipo de discussão.
O principal problema neste momento chama-se Jorge Jesus!
1 ano e meio é o tempo em que JJ está a mais no Benfica. A eliminação nas meias-finais da liga Europa perante o Sp.Braga deveria ter sentenciado a permanência do treinador à frente da nossa equipa.
A repetição sucessiva de erros é uma norma na carreira de JJ no Benfica. É verdadeiramente impressionante aquilo que de mau ele já fez na nossa equipa.
Tirando o 1º ano, e nessa altura tinhamos Di Maria e principalmente tínhamos Ramires, não se vislumbra um minímo de estratégia, um minímo de organização, um minímo de inteligência na nossa equipa.
Vemos um jogo do Benfica e temos a nítida impressão que aquilo é 'tudo ao molhe e fé em deus', estamos dependentes da inspiração individual dos jogadores, não há um plano de jogo que faça o menor sentido. A única coisa que verificamos, com uma tranparência assustadora, é a loucura, a demência de que padece o treinador.
Começa logo pela contrução táctica da equipa. A noção de que uma equipa para ganhar e para dar espectáculo não precisa de ter meio-campo é verdadeiramente aterradora, se a isso juntar-mos uma incapacidade crónica para ter a bola, para jogar em posse, para pensar o jogo então temos uma situação explosiva. Só 'sabemos' jogar em acelerações constantes, em jogadas vertiginosas que dependem muito da inspiração dos jogadores e do 'coração' com que se está a jogar. Só que, ainda por cima, estas jogadas a 'cem à hora' não são feitas com critério, a equipa está sempre partida em dois blocos distintos, os 4 defesas e o trinco (+ o GR) e os avançados. Não há médios, não há sequer vontade de os ter.
Já não nos bastava termos alguém que é um demente táctico, um louco, um lunático, um treinador que ignora a necessidade de uma equipa saber defender - aliás ele nem tenta disfarçar que despreza a vertente defensiva de um jogo de futebol - ainda podemos juntar as escolhas individuais. Estes 4 anos de reinado de JJ na Luz são fertéis em escolhas inenarráveis.
Apesar de não se poder ignorar o que se passou no passado, até porque só assim se pode compreender o que poderá acontecer no futuro, nesta altura o mais premente é analisar o que se passa no presente. Pois bem, começando por trás, alguém consegue entender porque raio é que Jardel faz parte do plantel do Benfica? Não digo isto por causa do jogo de hoje, qualquer jogador está sujeito a uma noite má, falo por tudo aquilo que vi a Jardel desde que chegou ao estádio da Luz. O brasileiro não é superior, por exemplo, a Miguel Vitor. Mas mais uma vez, JJ embirrou com um elemento da equipa, e MV é apenas só mais um dos muitos a que JJ votou ao ostracismo.
Gosto de Matic, acho-o um bom elemento, mas o rapaz não é, e duvido que alguma vez será um trinco. Enzo Peréz é um excelente jogador mas não é um médio-centro, ele até é dos jogadores que mais se esforça, que mais luta, e que até procura defender (aquilo que jj abomina) mas não jogador para fazer as funções que já foram de Witsel.
Bruno César, este é que eu não entendo. Tirando uns golitos que marcou no ano de estréia nunca mostrou capacidades para fazer parte do 11 do Benfica, e não consigo perceber a adoração que JJ tem pelo brasileiro. Joga demasiadas vezes, e é inclusive, uma opção mais válida para o treinador que Nolito...
Rodrigo, uma pérola. 3º ano de Benfica (primeiro ano emprestado ao Bolton) e JJ ainda não percebeu que o hispano-brasileiro é um 9! É móvel sim senhor, mas isso não significa que ele tenha de servir de apoio a um outro PL. Pode não ser um finalizador nato mas é um jogador que tem de jogar na frente, na extremidade atacante da equipa, sempre no limite do fora-de-jogo. Basta ver os sub-21 espanhóis...
Enfim, o somatório de erros resulta em jogos como o de hoje. Uma exibição patética, confrangedora, uma autêntica vergonha. Mais uma vez a equipa jogou sem qualquer tipo de agressividade defensiva. A inexistência de pressão sobre o portador da bola foi incrível, a liberdade dada aos jogadores moscovitas foi absoluta, o desiquílibrio defensivo era evidente, as transições defensivas nulas. Mais uma vez, Bruno César fez parte do onze inicial e teve uma participação anémica, Maxi Pereira está irreconhecível, já quase que começo a pensar se não será melhor apostar já no Cancelo, apesar de considerar que é ainda prematuro mas confesso que com um Maxi tão mau já não sei... Ou então A.Almeida (se bem que para mim nesta altura seria Almeida a 6, Matic a 8 e Enzo numa da alas).
A 1ª parte do Benfica foi má de mais. Não é possivel! E mais uma vez JJ foi incompetente na leitura táctica do jogo, não foi capaz de ajustar a táctica da equipa ao Spartak, ele que se gaba de ser um catedrático da táctica (oh,a ironia...) nunca consegue fazer frente às mudanças tácticas empreendidas por treinadores adversários, e também não consegue ter um 'golpe de asa' táctico para vencer um jogo. Depois de 45 minutos vergonhosos, o que faz o JJ ao intervalo? Nada!! NADA!! Inclusivamente é o treinador do Spartak que mexe primeiro na sua equipa.
As duas substituições foram apenas troca por troca, nada de novo trouxeram à equipa, apesar da ligeira melhoria já que Gaitán teria de se esforçar muito para fazer pior que B.César.. e Cardozo possibilitou a passagem de Lima para uma função que ele desempenha melhor que o Rodrigo.
E aos 88 minutos o momento mais surreal do dia.. Entrada de Ola John. Sim, é verdade! O holandês fez a sua estréia oficial pelo Benfica (nem contra o Freamunde jogou) aos 88 minutos com a equipa a perder num jogo da Champions... Substituições aos 88 minutos por si só já são absurdas mas esta, foi patética!
O jogo de hoje mostrou-nos, mais uma vez, que com JJ estamos condenados a mais um ano de tristeza. Este treinador já teve demasiadas oportunidades para aprender com os erros cometidos mas nunca o fez, porque não quis ou porque não consegue, e não vai ser agora que ele o irá fazer.
É um profissional fraco, incompetente, e que ainda por cima vive numa ilusão demencial. Tal como todos os fracos, vive na arrogância e na soberba e o pior de tudo é que somos nós que temos de sofrer na pele com isso.
Para finalizar deixo-vos com as suas declarações no final do jogo, se não fossem tão graves e tristes, diria que era uma patetice bem engraçada:
«Fomos corrigindo os problemas iniciais e praticamente dominámos toda a segunda parte, mas já não conseguimos marcar. Creio que, pelo que fizemos, mereciamos pelo menos 1 ponto».
PS: o contraste do nosso Benfica de hoje com o Braga de Manchester é verdadeiramente chocante!
Mas não podemos escamutear a situação complicada em que nos encontramos. Estamos em 1º no campeonato, em igualdade pontual com os corruptos, mas basta perceber um minímo de futebol, dentro e fora do campo, para verificarmos que a nossa situação actual não é tão boa como a nossa classificação no campeonato pode dar a entender.
A planificação da época 2012/2013 foi absolutamente trágica! Nada mais, nada menos. Uma verdadeira tragédia. Mais uma vez o nosso plantel foi feito com os pés, o cérebro ficou à porta.
E aqui a principal culpa está naturalmente em quem manda, em quem dirige o clube, LFV. Depois, e porque esta é a 4ª temporada de JJ no Benfica, todos nós já sabemos que a composição do plantel é completamente controlado pelo treinador. Este controlo excessivo tem sido bastante prejudicial às ambições do SLB pois vem de uma pessoa que enquanto treinador (fora o resto..) é completamente desiquílibrada.
Mas passemos à frente, tudo isto já foi discutido milhares de vezes e é tudo tão visível que nem merece qualquer tipo de discussão.
O principal problema neste momento chama-se Jorge Jesus!
1 ano e meio é o tempo em que JJ está a mais no Benfica. A eliminação nas meias-finais da liga Europa perante o Sp.Braga deveria ter sentenciado a permanência do treinador à frente da nossa equipa.
A repetição sucessiva de erros é uma norma na carreira de JJ no Benfica. É verdadeiramente impressionante aquilo que de mau ele já fez na nossa equipa.
Tirando o 1º ano, e nessa altura tinhamos Di Maria e principalmente tínhamos Ramires, não se vislumbra um minímo de estratégia, um minímo de organização, um minímo de inteligência na nossa equipa.
Vemos um jogo do Benfica e temos a nítida impressão que aquilo é 'tudo ao molhe e fé em deus', estamos dependentes da inspiração individual dos jogadores, não há um plano de jogo que faça o menor sentido. A única coisa que verificamos, com uma tranparência assustadora, é a loucura, a demência de que padece o treinador.
Começa logo pela contrução táctica da equipa. A noção de que uma equipa para ganhar e para dar espectáculo não precisa de ter meio-campo é verdadeiramente aterradora, se a isso juntar-mos uma incapacidade crónica para ter a bola, para jogar em posse, para pensar o jogo então temos uma situação explosiva. Só 'sabemos' jogar em acelerações constantes, em jogadas vertiginosas que dependem muito da inspiração dos jogadores e do 'coração' com que se está a jogar. Só que, ainda por cima, estas jogadas a 'cem à hora' não são feitas com critério, a equipa está sempre partida em dois blocos distintos, os 4 defesas e o trinco (+ o GR) e os avançados. Não há médios, não há sequer vontade de os ter.
Já não nos bastava termos alguém que é um demente táctico, um louco, um lunático, um treinador que ignora a necessidade de uma equipa saber defender - aliás ele nem tenta disfarçar que despreza a vertente defensiva de um jogo de futebol - ainda podemos juntar as escolhas individuais. Estes 4 anos de reinado de JJ na Luz são fertéis em escolhas inenarráveis.
Apesar de não se poder ignorar o que se passou no passado, até porque só assim se pode compreender o que poderá acontecer no futuro, nesta altura o mais premente é analisar o que se passa no presente. Pois bem, começando por trás, alguém consegue entender porque raio é que Jardel faz parte do plantel do Benfica? Não digo isto por causa do jogo de hoje, qualquer jogador está sujeito a uma noite má, falo por tudo aquilo que vi a Jardel desde que chegou ao estádio da Luz. O brasileiro não é superior, por exemplo, a Miguel Vitor. Mas mais uma vez, JJ embirrou com um elemento da equipa, e MV é apenas só mais um dos muitos a que JJ votou ao ostracismo.
Gosto de Matic, acho-o um bom elemento, mas o rapaz não é, e duvido que alguma vez será um trinco. Enzo Peréz é um excelente jogador mas não é um médio-centro, ele até é dos jogadores que mais se esforça, que mais luta, e que até procura defender (aquilo que jj abomina) mas não jogador para fazer as funções que já foram de Witsel.
Bruno César, este é que eu não entendo. Tirando uns golitos que marcou no ano de estréia nunca mostrou capacidades para fazer parte do 11 do Benfica, e não consigo perceber a adoração que JJ tem pelo brasileiro. Joga demasiadas vezes, e é inclusive, uma opção mais válida para o treinador que Nolito...
Rodrigo, uma pérola. 3º ano de Benfica (primeiro ano emprestado ao Bolton) e JJ ainda não percebeu que o hispano-brasileiro é um 9! É móvel sim senhor, mas isso não significa que ele tenha de servir de apoio a um outro PL. Pode não ser um finalizador nato mas é um jogador que tem de jogar na frente, na extremidade atacante da equipa, sempre no limite do fora-de-jogo. Basta ver os sub-21 espanhóis...
Enfim, o somatório de erros resulta em jogos como o de hoje. Uma exibição patética, confrangedora, uma autêntica vergonha. Mais uma vez a equipa jogou sem qualquer tipo de agressividade defensiva. A inexistência de pressão sobre o portador da bola foi incrível, a liberdade dada aos jogadores moscovitas foi absoluta, o desiquílibrio defensivo era evidente, as transições defensivas nulas. Mais uma vez, Bruno César fez parte do onze inicial e teve uma participação anémica, Maxi Pereira está irreconhecível, já quase que começo a pensar se não será melhor apostar já no Cancelo, apesar de considerar que é ainda prematuro mas confesso que com um Maxi tão mau já não sei... Ou então A.Almeida (se bem que para mim nesta altura seria Almeida a 6, Matic a 8 e Enzo numa da alas).
A 1ª parte do Benfica foi má de mais. Não é possivel! E mais uma vez JJ foi incompetente na leitura táctica do jogo, não foi capaz de ajustar a táctica da equipa ao Spartak, ele que se gaba de ser um catedrático da táctica (oh,a ironia...) nunca consegue fazer frente às mudanças tácticas empreendidas por treinadores adversários, e também não consegue ter um 'golpe de asa' táctico para vencer um jogo. Depois de 45 minutos vergonhosos, o que faz o JJ ao intervalo? Nada!! NADA!! Inclusivamente é o treinador do Spartak que mexe primeiro na sua equipa.
As duas substituições foram apenas troca por troca, nada de novo trouxeram à equipa, apesar da ligeira melhoria já que Gaitán teria de se esforçar muito para fazer pior que B.César.. e Cardozo possibilitou a passagem de Lima para uma função que ele desempenha melhor que o Rodrigo.
E aos 88 minutos o momento mais surreal do dia.. Entrada de Ola John. Sim, é verdade! O holandês fez a sua estréia oficial pelo Benfica (nem contra o Freamunde jogou) aos 88 minutos com a equipa a perder num jogo da Champions... Substituições aos 88 minutos por si só já são absurdas mas esta, foi patética!
O jogo de hoje mostrou-nos, mais uma vez, que com JJ estamos condenados a mais um ano de tristeza. Este treinador já teve demasiadas oportunidades para aprender com os erros cometidos mas nunca o fez, porque não quis ou porque não consegue, e não vai ser agora que ele o irá fazer.
É um profissional fraco, incompetente, e que ainda por cima vive numa ilusão demencial. Tal como todos os fracos, vive na arrogância e na soberba e o pior de tudo é que somos nós que temos de sofrer na pele com isso.
Para finalizar deixo-vos com as suas declarações no final do jogo, se não fossem tão graves e tristes, diria que era uma patetice bem engraçada:
«Fomos corrigindo os problemas iniciais e praticamente dominámos toda a segunda parte, mas já não conseguimos marcar. Creio que, pelo que fizemos, mereciamos pelo menos 1 ponto».
PS: o contraste do nosso Benfica de hoje com o Braga de Manchester é verdadeiramente chocante!
sábado, 6 de outubro de 2012
Ai, ai...
Mais um jogo mais uma vitória.
Acabou a partida entre o Benfica e o Beira-Mar no estádio da Luz, e conseguimos mais uma vitória rumo à conquista do campeonato - que eu dúvido muito que consigamos.. -
Houve alguma contestação durante os 90 minutos, muitos assobios acabaram por se ouvir mas temos de ser sinceros, o que mais nos interessava acabou por ser alcançado, os 3 pontos. No entanto, há que ressalvar mais uma exibição paupérrima da nossa equipa, que continua sem nos (me) convencer.
Realço ainda um facto que já me começa a fazer alguma confusão. Sei bem que estamos no início da época e que por isso as questões da rotatividade não são ainda tão prementes como noutras alturas das épocas mas, é verdade que há jogadores do Benfica que começam a apresantar alguma falta de pernas, casos de Sálvio, Maxi (se bem que este, como disse JJ entra sempre mal na época) e Enzo Perez. A rotação do Benfica não pode ser frenética, já que é necessário estabilizar uma equipa, estabelecer rotinas mas não podemos descurar este problema, porque realmente parece que só o ME é passível de ser trocado, e no entanto o Sálvio está já muito desgastado e nós temos um "camião" de extremos..
PS: JJ não tem moral nem 'credibilidade' para vir criticar os adeptos e sócios do Benfica que assobiaram a equipa, apesar de eu concordar que isso em nada ajuda a equipa, especialmente os menos experientes, teria de ser uma figura do 'mundo' Benfiquista a fazer esse comentário, e nunca JJ...
PS2: continuamos a cometer os mesmos erros de sempre, entre os quais destaco, o elevado número de faltas desnecessárias que fazemos perto da nossa área. Não aprendem.
Acabou a partida entre o Benfica e o Beira-Mar no estádio da Luz, e conseguimos mais uma vitória rumo à conquista do campeonato - que eu dúvido muito que consigamos.. -
Houve alguma contestação durante os 90 minutos, muitos assobios acabaram por se ouvir mas temos de ser sinceros, o que mais nos interessava acabou por ser alcançado, os 3 pontos. No entanto, há que ressalvar mais uma exibição paupérrima da nossa equipa, que continua sem nos (me) convencer.
Realço ainda um facto que já me começa a fazer alguma confusão. Sei bem que estamos no início da época e que por isso as questões da rotatividade não são ainda tão prementes como noutras alturas das épocas mas, é verdade que há jogadores do Benfica que começam a apresantar alguma falta de pernas, casos de Sálvio, Maxi (se bem que este, como disse JJ entra sempre mal na época) e Enzo Perez. A rotação do Benfica não pode ser frenética, já que é necessário estabilizar uma equipa, estabelecer rotinas mas não podemos descurar este problema, porque realmente parece que só o ME é passível de ser trocado, e no entanto o Sálvio está já muito desgastado e nós temos um "camião" de extremos..
PS: JJ não tem moral nem 'credibilidade' para vir criticar os adeptos e sócios do Benfica que assobiaram a equipa, apesar de eu concordar que isso em nada ajuda a equipa, especialmente os menos experientes, teria de ser uma figura do 'mundo' Benfiquista a fazer esse comentário, e nunca JJ...
PS2: continuamos a cometer os mesmos erros de sempre, entre os quais destaco, o elevado número de faltas desnecessárias que fazemos perto da nossa área. Não aprendem.
Etiquetas:
Beira-Mar,
Benfica,
campeonato,
JJ,
vitória
sábado, 22 de setembro de 2012
Estado Actual
Mais do que todas as trapalhadas cometidas ao longo desta pré-época pela direcção e treinador do Benfica, o que mais me preocupa no nosso clube é aquilo em que aos poucos se vem transformando.
Os factos ocorridos mais recentemente, ao nível da (não) planificação desta nova época, são uma manifestação do nosso Estado Actual, e ao mesmo tempo um dos motivos pelo qual eu não vejo que o futuro mais próximo possa vir a ser positivo.
Gostava de rebobinar o filme um pouco mais atrás e chegar ao ínicio do 'reinado' de JJ na Luz.
A nossa situação naquela altura era patética. A nossa equipa principal de futebol tinha acabado a 4ª época consecutiva em 3º lugar, atrás de um CEPOrting muito fraco, cujos plantéis não apresentavam qualidade digna de um clube que frequentava a Champions (vide eliminatória contra B.Munique, 12-1). Éramos 'treinados' por um homem que enquanto cá esteve nunca conseguiu por a equipa a jogar futebol de acordo com a valia dos jogadores que tinha ao dispor - não me esqueço que aquela alminha quase conseguiu que a o '3ºanel' achasse que 'EL D10S' era um jogador ultrapassado...
Naquela altura, eu estava desejoso de uma alteração radical na mudança técnica da equipa, e ao surgir o nome de JJ nos jornais, achei que essa era a solução ideal. Português, conhecedor dos meandros do futebol cá do burgo, filosofia atacante, as suas equipas costumavam praticar bom futebol, etc etc. Era ele! Tinha que ser ele o nosso treinador.
Essa época foi fantástica! Não em termos de resultados absolutos, apesar de termos conquistado o troféu mais importante, mas principalmente por causa do futebol vertiginoso e de grande qualidade atacante. Já merecíamos, já tinhamos saudades! Ver o Benfica atacar, esmagar, marcar, golear, perseguir desenfreadamente a baliza adversária, foi como colírio para os nossos olhos!
Essa época deu-nos aquilo por que já ansiávamos há muito.. como consequência - natural - a nação Benfiquista, eu próprio incluído, não relevou alguns dos sinais que foram aparecendo. Confesso que dei conta deles, mas não me interessava muito, tenho de ser sincero.
E que sinais eram estes? Alguns tiques 'lunáticos' de JJ, incapacidade de assumir e vencer jogos fundamentais, aqueles jogos que ficam marcados na memória colectiva do grande público, e o ínicio da 'carta branca' da direcção para o treinador.
Nesse ano - e praticamente desde aí - dos grandes jogos só ganhámos um (1-0 aos corruptos, na Luz, e com meia-equipa desfalcada), vá lá, um e meio, que a vitória no final da taça da Liga por 3-0 aos porqueiros também teve importância. Na penúltima jornada, sabendo que apenas precisaríamos de um empate para sermos campeões no antro da corrupção, e assim, infringir-lhes a maior das humilhações, entramos em campo completamente amorfos, ao contrário deles, que comeram a relva, que se necessário fosse, até as bancadas de betão engoliam. Faltou-nos ambição, faltou-nos raça e acima de tudo, faltou-nos colhões, atitude vencedora. Tinhamos que os humilhar, tinhamos que os esmagar, tinhamos que sair de lá com escolta policial. Não!! Com escolta militar!! E o que fizemos? Perdemos, com um jogador a mais... E só na última jornada fomos campeões, a lutarmos com o Braga (?!).. a nossa super-equipa, foi campeã, na última, contra os corruptos b...
Nessa mesma época, há a questão da Liga Europa, em que perdemos por 4-1 com o Liverpool, mas com um Liverpool não muito forte. Mais uma vez o medo cénico nos derrotou. Os 5 a 0 com os corruptos, a perda do campeonato em casa - no caso dos aspersores.. vergonhoso, típico de uma outra agremiação.. -, a eliminatória perdida em casa para a taça de Portugal, perante os mesmos corruptos, outra vez a perda de um campeonato em casa - caso Proença -.. a meia-final da LE com o braga (meu deus..) e podia continuar, mas não me apetece levar avante este exercício de masoquismo!
Quanto à 'capacidade lunática' do treinador, bem, quanto a isso, já tudo foi dito! Blogs, comunicação social, conversa de café, discussão no trabalho.. não houve local onde não se constatasse essa realidade.
Primeiro, foi a questão do D.E, com David Luiz. Numa altura onde Coentrão já brilhava na nossa defesa, JJ vai a Liverpool e põe D.Luiz a D.E - já não tinha bastado a experiência de Quique Flores durante uma época inteira - e pagámos bem caro por isso. No ano a seguir repete a façanha no célebre 5-0....
Roberto, Emerson, este ano Melgarejo (espero enganar-me redondamente!), uma quantidade de escolhas verdadeiramente absurdas.
Mas pior que um jogador ou outro, é a absoluta incapacidade táctica demonstrada pela equipa nos 3 anos de JJ. Não sabemos defender, nunca soubemos - só um monstro como Ramires conseguiu disfarçar - não sabemos temporizar um jogo, não sabemos ter posse de bola. É tudo em constante sofreguidão, em constante delírio ofensivo. O Benfica é das poucas grandes equipas, que estando a ganhar 2-0, os adeptos têm sempre aquela sensação esquisita no estômago, de que o jogo, mesmo na Luz, nunca está ganho. Não sabemos controlar um desafio, como as grandes equipas fazem. É verdade, damos muitas vezes espectáculos fantásticos, mas muitos desses jogos electrizantes acabam com desilusões encarnadas..
JJ tem insistido, ao longo dos anos, em ignorar a importância do meio-campo, e isso (vide jogo Proença, em que sai Aimar e entra Rodrigo, a ganhar...) tem-nos saído caríssimo.
JJ tem ainda outro aspecto que marca muito negativamente a sua estadia no Benfica: a sua soberba!
É uma pessoa que se sobrevaloriza enquanto treinador. Acha-se o dono da razão. Nunca tem culpas, nunca é o responsável. Esse aspecto impede-o de ser um líder. A capacidade de liderança é um dos aspectos vitais na construção de um grande treinador. Alguém tem dúvidas de que, por exemplo, Alex Ferguson não é um génio táctico? Não é, e no entanto, é um treinador fabuloso.
Obviamente, eu não estou dentro do balneário do Benfica, não sei como são as relações entre os jogadores e o treinador mas a sensação que transparece para cá para fora, é a de que os jogadores têm grandes dificuldades para suportar o seu 'líder'.. e não é para menos. JJ não os defende, nem mostra vontade disso. Além desse 'pecado mortal', junta-se-lhe, claramente, a sua preferência por alguns jogadores. Mas não são jogadores quaisquer, são aqueles que ele indicou, ainda que, como acontece no caso do Gaitán, não apresentem os melhores desempenhos desportivos. Ostraciza por completo os elementos que foram indicados por olheiros e contratados pela direcção..
JJ não tem perfil para treinador do Benfica!
O facto de ter carta-branca por parte da direcção agrava bastante esta fraqueza de perfil, pois não há ninguém que lhe puxe as orelhas, ninguém que o chame a atenção, ninguém que lhe diga directamente que ele não pode fazer determinadas coisas..
Escrevi este texto todo para chegar ao jogo de 4ª feira.
Este jogo com o Celtic mostrou-nos que o Benfica voltou a regredir aos tempos pré-JJ.
Isto indica-me duas coisas:
- JJ, o teu tempo acabou no Benfica;
- LFV, o teu, também!
Quando se inícia um trajecto, tem-se como principal objectivo o seguir para em frente, o melhorar a situação que se encontrou.
E JJ conseguiu isso! Apesar de lhe apontar bastantes críticas, também lhe reconheço muitos méritos. A 2 deles eu dou bastante valor: o aumento na qualidade de jogo e o respeito internacional. O Benfica voltou a fazer caminhadas respeitáveis na Champions.
Mas neste momento o Benfica regrediu. O jogo de 4ª feira foi claro como a água! Defrontámos uma equipa fraca, que é esforçada, mas que é também muito limitada, e no entanto, nós nunca tivémos vontade nem 'ganas' de vencer o jogo. E essa falta de ambição custou-me muito!
Afinal de contas, não estávamos a defrontar um Barcelona, um B.Munique, um Man.Utd. Era o Celtic de Glasgow, ainda para mais um dos mais fracos Celtics de sempre.
Além da falta de ambição durante o encontro, no final do jogo os responsáveis pela equipa congratularam-se pelo resultado, enaltecendo o facto do Benfica ter conseguido um empate com uma grande (?!) equipa... o jornal Oficial do Clube apresentava no dia seguinte uma capa verdadeiramente inenarrável!! Anda tudo doido, não há um rumo, não há uma estratégia!
Tinhamos obrigação de ter vencido aquele desafio, e a questão de estarmos desfalcados - mais uma vez a 'brilhante planificação' desportiva.... - não é desculpa para termos sido tão pobres. Ainda assim temos muito melhor equipa que o Celtic! Não sou de elogiar os feitos dos corruptos, mas há que lhes dar algum mérito, nem que seja na fome de vencer, na ambição que mostram em todo o lado, o facto de terem VP como treinador não os impede de tentar vencer...
Enfim o nosso estado actual é mau e muito triste. Já não bastava termos um plantel profundamente desíquilibrado, agora temos também problemas a níveis de ambição. E cá para mim, as duas coisas não são propriamente indissociáveis....
PS1: as últimas declarações de LFV são mais uma prova do desnorte que reina no nosso clube. Então temos de continuar a vender jogadores? Temos de baixar salários? E temos de comprar menos???!!!
Então porque é que D.S.Oliveira disse à boca cheia que o Benfica passava bem sem vender so melhores jogadores? E pior, porque é que gastámos 20 milhões em dois jogadores que manifestamente não precisávamos - e sou fã do Salvio - sendo que um deles parece ser um barrete completo? E apesar de termos gasto 20 milhões, não temos DE, não temos MC, e não temos DD suplente?
Obviamente, demitam-se! Ou pelo menos, não se candidatem..
PS2: Se temos de comprar menos jogadores (?!) então esse facto diz-me, mais uma vez, que JJ não pode ser o treinador do Benfica - não digo que tenha de ser despedido no imediato - é que se há 'mister' que não sabe - ou não quer.... - potencializar jogadores das camadas jovens esse homem é o nosso actual treinador!
Os factos ocorridos mais recentemente, ao nível da (não) planificação desta nova época, são uma manifestação do nosso Estado Actual, e ao mesmo tempo um dos motivos pelo qual eu não vejo que o futuro mais próximo possa vir a ser positivo.
Gostava de rebobinar o filme um pouco mais atrás e chegar ao ínicio do 'reinado' de JJ na Luz.
A nossa situação naquela altura era patética. A nossa equipa principal de futebol tinha acabado a 4ª época consecutiva em 3º lugar, atrás de um CEPOrting muito fraco, cujos plantéis não apresentavam qualidade digna de um clube que frequentava a Champions (vide eliminatória contra B.Munique, 12-1). Éramos 'treinados' por um homem que enquanto cá esteve nunca conseguiu por a equipa a jogar futebol de acordo com a valia dos jogadores que tinha ao dispor - não me esqueço que aquela alminha quase conseguiu que a o '3ºanel' achasse que 'EL D10S' era um jogador ultrapassado...
Naquela altura, eu estava desejoso de uma alteração radical na mudança técnica da equipa, e ao surgir o nome de JJ nos jornais, achei que essa era a solução ideal. Português, conhecedor dos meandros do futebol cá do burgo, filosofia atacante, as suas equipas costumavam praticar bom futebol, etc etc. Era ele! Tinha que ser ele o nosso treinador.
Essa época foi fantástica! Não em termos de resultados absolutos, apesar de termos conquistado o troféu mais importante, mas principalmente por causa do futebol vertiginoso e de grande qualidade atacante. Já merecíamos, já tinhamos saudades! Ver o Benfica atacar, esmagar, marcar, golear, perseguir desenfreadamente a baliza adversária, foi como colírio para os nossos olhos!
Essa época deu-nos aquilo por que já ansiávamos há muito.. como consequência - natural - a nação Benfiquista, eu próprio incluído, não relevou alguns dos sinais que foram aparecendo. Confesso que dei conta deles, mas não me interessava muito, tenho de ser sincero.
E que sinais eram estes? Alguns tiques 'lunáticos' de JJ, incapacidade de assumir e vencer jogos fundamentais, aqueles jogos que ficam marcados na memória colectiva do grande público, e o ínicio da 'carta branca' da direcção para o treinador.
Nesse ano - e praticamente desde aí - dos grandes jogos só ganhámos um (1-0 aos corruptos, na Luz, e com meia-equipa desfalcada), vá lá, um e meio, que a vitória no final da taça da Liga por 3-0 aos porqueiros também teve importância. Na penúltima jornada, sabendo que apenas precisaríamos de um empate para sermos campeões no antro da corrupção, e assim, infringir-lhes a maior das humilhações, entramos em campo completamente amorfos, ao contrário deles, que comeram a relva, que se necessário fosse, até as bancadas de betão engoliam. Faltou-nos ambição, faltou-nos raça e acima de tudo, faltou-nos colhões, atitude vencedora. Tinhamos que os humilhar, tinhamos que os esmagar, tinhamos que sair de lá com escolta policial. Não!! Com escolta militar!! E o que fizemos? Perdemos, com um jogador a mais... E só na última jornada fomos campeões, a lutarmos com o Braga (?!).. a nossa super-equipa, foi campeã, na última, contra os corruptos b...
Nessa mesma época, há a questão da Liga Europa, em que perdemos por 4-1 com o Liverpool, mas com um Liverpool não muito forte. Mais uma vez o medo cénico nos derrotou. Os 5 a 0 com os corruptos, a perda do campeonato em casa - no caso dos aspersores.. vergonhoso, típico de uma outra agremiação.. -, a eliminatória perdida em casa para a taça de Portugal, perante os mesmos corruptos, outra vez a perda de um campeonato em casa - caso Proença -.. a meia-final da LE com o braga (meu deus..) e podia continuar, mas não me apetece levar avante este exercício de masoquismo!
Quanto à 'capacidade lunática' do treinador, bem, quanto a isso, já tudo foi dito! Blogs, comunicação social, conversa de café, discussão no trabalho.. não houve local onde não se constatasse essa realidade.
Primeiro, foi a questão do D.E, com David Luiz. Numa altura onde Coentrão já brilhava na nossa defesa, JJ vai a Liverpool e põe D.Luiz a D.E - já não tinha bastado a experiência de Quique Flores durante uma época inteira - e pagámos bem caro por isso. No ano a seguir repete a façanha no célebre 5-0....
Roberto, Emerson, este ano Melgarejo (espero enganar-me redondamente!), uma quantidade de escolhas verdadeiramente absurdas.
Mas pior que um jogador ou outro, é a absoluta incapacidade táctica demonstrada pela equipa nos 3 anos de JJ. Não sabemos defender, nunca soubemos - só um monstro como Ramires conseguiu disfarçar - não sabemos temporizar um jogo, não sabemos ter posse de bola. É tudo em constante sofreguidão, em constante delírio ofensivo. O Benfica é das poucas grandes equipas, que estando a ganhar 2-0, os adeptos têm sempre aquela sensação esquisita no estômago, de que o jogo, mesmo na Luz, nunca está ganho. Não sabemos controlar um desafio, como as grandes equipas fazem. É verdade, damos muitas vezes espectáculos fantásticos, mas muitos desses jogos electrizantes acabam com desilusões encarnadas..
JJ tem insistido, ao longo dos anos, em ignorar a importância do meio-campo, e isso (vide jogo Proença, em que sai Aimar e entra Rodrigo, a ganhar...) tem-nos saído caríssimo.
JJ tem ainda outro aspecto que marca muito negativamente a sua estadia no Benfica: a sua soberba!
É uma pessoa que se sobrevaloriza enquanto treinador. Acha-se o dono da razão. Nunca tem culpas, nunca é o responsável. Esse aspecto impede-o de ser um líder. A capacidade de liderança é um dos aspectos vitais na construção de um grande treinador. Alguém tem dúvidas de que, por exemplo, Alex Ferguson não é um génio táctico? Não é, e no entanto, é um treinador fabuloso.
Obviamente, eu não estou dentro do balneário do Benfica, não sei como são as relações entre os jogadores e o treinador mas a sensação que transparece para cá para fora, é a de que os jogadores têm grandes dificuldades para suportar o seu 'líder'.. e não é para menos. JJ não os defende, nem mostra vontade disso. Além desse 'pecado mortal', junta-se-lhe, claramente, a sua preferência por alguns jogadores. Mas não são jogadores quaisquer, são aqueles que ele indicou, ainda que, como acontece no caso do Gaitán, não apresentem os melhores desempenhos desportivos. Ostraciza por completo os elementos que foram indicados por olheiros e contratados pela direcção..
JJ não tem perfil para treinador do Benfica!
O facto de ter carta-branca por parte da direcção agrava bastante esta fraqueza de perfil, pois não há ninguém que lhe puxe as orelhas, ninguém que o chame a atenção, ninguém que lhe diga directamente que ele não pode fazer determinadas coisas..
Escrevi este texto todo para chegar ao jogo de 4ª feira.
Este jogo com o Celtic mostrou-nos que o Benfica voltou a regredir aos tempos pré-JJ.
Isto indica-me duas coisas:
- JJ, o teu tempo acabou no Benfica;
- LFV, o teu, também!
Quando se inícia um trajecto, tem-se como principal objectivo o seguir para em frente, o melhorar a situação que se encontrou.
E JJ conseguiu isso! Apesar de lhe apontar bastantes críticas, também lhe reconheço muitos méritos. A 2 deles eu dou bastante valor: o aumento na qualidade de jogo e o respeito internacional. O Benfica voltou a fazer caminhadas respeitáveis na Champions.
Mas neste momento o Benfica regrediu. O jogo de 4ª feira foi claro como a água! Defrontámos uma equipa fraca, que é esforçada, mas que é também muito limitada, e no entanto, nós nunca tivémos vontade nem 'ganas' de vencer o jogo. E essa falta de ambição custou-me muito!
Afinal de contas, não estávamos a defrontar um Barcelona, um B.Munique, um Man.Utd. Era o Celtic de Glasgow, ainda para mais um dos mais fracos Celtics de sempre.
Além da falta de ambição durante o encontro, no final do jogo os responsáveis pela equipa congratularam-se pelo resultado, enaltecendo o facto do Benfica ter conseguido um empate com uma grande (?!) equipa... o jornal Oficial do Clube apresentava no dia seguinte uma capa verdadeiramente inenarrável!! Anda tudo doido, não há um rumo, não há uma estratégia!
Tinhamos obrigação de ter vencido aquele desafio, e a questão de estarmos desfalcados - mais uma vez a 'brilhante planificação' desportiva.... - não é desculpa para termos sido tão pobres. Ainda assim temos muito melhor equipa que o Celtic! Não sou de elogiar os feitos dos corruptos, mas há que lhes dar algum mérito, nem que seja na fome de vencer, na ambição que mostram em todo o lado, o facto de terem VP como treinador não os impede de tentar vencer...
Enfim o nosso estado actual é mau e muito triste. Já não bastava termos um plantel profundamente desíquilibrado, agora temos também problemas a níveis de ambição. E cá para mim, as duas coisas não são propriamente indissociáveis....
PS1: as últimas declarações de LFV são mais uma prova do desnorte que reina no nosso clube. Então temos de continuar a vender jogadores? Temos de baixar salários? E temos de comprar menos???!!!
Então porque é que D.S.Oliveira disse à boca cheia que o Benfica passava bem sem vender so melhores jogadores? E pior, porque é que gastámos 20 milhões em dois jogadores que manifestamente não precisávamos - e sou fã do Salvio - sendo que um deles parece ser um barrete completo? E apesar de termos gasto 20 milhões, não temos DE, não temos MC, e não temos DD suplente?
Obviamente, demitam-se! Ou pelo menos, não se candidatem..
PS2: Se temos de comprar menos jogadores (?!) então esse facto diz-me, mais uma vez, que JJ não pode ser o treinador do Benfica - não digo que tenha de ser despedido no imediato - é que se há 'mister' que não sabe - ou não quer.... - potencializar jogadores das camadas jovens esse homem é o nosso actual treinador!
Subscrever:
Mensagens (Atom)
